Toner original é realmente mais caro? Conheça os custos invisíveis dos suprimentos similares

Suprimentos, toner, cartuchos originais.
Suprimentos, toner, cartuchos originais.

 

O negócio de impressão tem alguns segredos e, dentre eles, os suprimentos que é um mercado bastante rentável, pois o custo de produção dos suprimentos é relativamente baixo. Se não fosse um bom negócio, não existiria um grande número de empresas que fornecem suprimentos compatíveis, ou que prometem milagres de redução de custos em comparação com os originais.

O que estas empresas esquecem é que existem leis de patentes e muita tecnologia no desenvolvimento destes produtos para evitar falsificações e cópias. Muitos fabricantes estão deixando de produzir seus produtos na China, pois o custo de produção realmente pode ser muito interessante, mas naquele país algumas regras de patentes e segredos industriais não são respeitados. Com isso, os fabricantes estão se instalando em países que respeitam e honram estas premissas, fazendo com que seus segredos industriais não sejam facilmente copiados. Outros fornecedores adotaram uma alternativa muito interessante, uma estratégia muito parecida com o discurso que estas empresas empregam: montar uma estrutura industrial e uma cadeia que produz e recicla suprimentos.

Vivemos em um período em que os recursos naturais estão ficando cada vez mais escassos e caros, e, para isso, precisamos otimizar a produção continuamente reaproveitando matéria prima. Estes fabricantes produzem suprimentos e uma estrutura capaz de entregar produtos novos e recolher os resíduos (carcaças vazias, matéria prima altamente reutilizável), e refabricam novos suprimentos com a mesma tecnologia de um novo. Este processo, além de baratear os custos, chegando inclusive a valores muito próximos de suprimentos não originais, incentiva a sustentabilidade, com otimização de recursos naturais e menos poluição.

Todos ganham isso. Quanto mais pessoas aderem a estes programas, menor é o impacto ambiental e mais barato ficam os consumíveis originais. Já a utilização de um suprimento não original, que à primeira vista parece ser um excelente negócio, traz uma série os custos indiretos, invisíveis para muitos.

Suprimentos de impressão
Toner, Cartucho CMYK

A grande maioria dos suprimentos compatíveis tem, em média, uma durabilidade 30% menor em relação ao tempo garantido pelo fabricante. Com isso, os custos de logística para envio ou retirada aumenta consideravelmente, além de criar mais resíduos. Aumentam, também, os chamados técnicos, acionados com uma frequência maior por causa de problemas com a utilização de um toner alternativo. Por não contar com a mesma tecnologia que o original, esse suprimento causa desgastes prematuros de peças caras como os cilindros, fusores, conjuntos de transporte. Seus vazamentos afetam as placas de circuito e, como possuem ferro em sua composição, queimam circuitos e geram gastos adicionais em contratos de manutenção.

Esses custos acabam passando despercebidos em muitas empresas e não se detecta que esse aumento no volume da demanda técnica é pelo uso de um equipamento paralelo. Há casos de empresas que fizeram a troca de toners remanufaturados pelos suprimentos originais de fábrica e reduziram drasticamente o volume de chamados, possibilitando reduzir o número de funcionários da área ou, até mesmo, remanejar funcionários para outra área da empresa que estava precisando, aumentando, assim, a produtividade, sem custos adicionais com pessoas.

Esses produtos impactam também o mercado de outsourcing de impressão e as prestadoras de serviço. Nesse modelo, os fornecedores funcionam como bancos, desembolsando uma quantia em dinheiro para compra de equipamentos e estrutura técnica, e seu cliente paga uma mensalidade por este serviço. No final de um período de contrato, os equipamentos muitas vezes estão praticamente inutilizáveis, ou pior, precisam ser trocados. Por outro lado, quanto mais o equipamento estiver disponível, mais dinheiro ele retorna. Isso mostra a importância na hora de escolher uma empresa que oferece equipamentos originais e serviço de qualidade.

Trabalhar com suprimentos originais não é tão caro quanto parece e, se olharmos para as empresas que prosperaram neste mercado, são aquelas que possuem custos operacionais baixos, com um grande parque de máquinas instaladas, com índice de chamados baixo, contratos rentáveis e máquinas produzindo pelo maior tempo possível.

Vale a pena mesmo assim correr o risco dos suprimentos não originais?

 

*Rodrigo Reis é Diretor Comercial e Sócio da Reis Office, empresa líder em soluções completas para impressão, digitalização, transmissão e armazenamento de documentos.

Confira nossas soluções de outsourcing

https://www.reisoffice.com.br/outsourcing

 

Compartilhar

Deixe uma resposta